Finding Vivian Maier

Vivian Maier (01/02/1926 ~ 21/04/2009) foi uma fotógrafa de rua amadora, nascida em Nova Iorque e criada na França. Após retornar aos Estados Unidos, ela trabalhou como babá por cerca de 40 anos em Chicago, Illinois. Durante esses anos, ela tirou cerca de 100.000 fotografias, principalmente de pessoas e paisagens urbanas em Chicago, apesar que ela viajou e fotografou também mundo afora.

Suas fotografias permaneceram desconhecidas e na sua maior parte não reveladas até que foram descobertas por um historiador e colecionador local, Jonh Maloof, em 2007. Após a morte de Vivian, seu trabalho passou a ser aclamado pela crítica. Suas fotografias foram exibidas nos EUA, Inglatera, Alemanha, Dinamarca e Noruega e apareceram em noticiários e revistas de todo o mundo. Um livro com sua fotografia entitulado Vivian Maier: Street Photographer foi lançado em 2011. Um filme sobre a vida e a obra da artista está em produção. Confira o trailer abaixo:

 

Vivian é uma das minhas fotógrafas preferidas. Sua arte demonstra sensibilidade, um olhar único e profundo sobre o mundo e as pessoas. Para mim, uma celebração da vida ‘lá fora’. O que contrasta diretamente com a existência recatada e misteriosa que ela levava. Será que ela fotografava para vivenciar o mundo da qual ela parecia se isolar? Posso me identificar em muitos níveis… De toda maneira, o resultado de sua obra é inegavelmente comovente. Acredito que ela é a fotógrafa que todos nós gostaríamos de ser; seus negativos, aqueles que gostaríamos que alguém encontrasse em nossas caixas e revelasse ao mundo; a emoção contida em seus retratos, aquela que sonhamos em capturar.

Fontes:   Wikipedia – Site oficial